É BIG

Qual o segredo para manter seu lugar no pódio como a melhor rede de fast food para o paulistano? O McDonald’s, vencedor pela segunda vez consecutiva da categoria em pesquisa Datafolha, conhece bem os ingredientes dessa receita. Foi lembrado de forma espontânea por 35% dos moradores da cidade das classes A e B, índice que cresceu cinco pontos em comparação ao ano anterior.

Um dos elementos dessa mistura é mapear e dar visibilidade aos desejos dos clientes —mesmo que eles somem 2 milhões de pessoas por dia, em um universo de 970 restaurantes espalhados pelo país.

Levantamentos para detectar tendências nos gostos, necessidades e paladares são feitos anualmente e traduzidos em cardápios e ações, como a de apresentar preços mais acessíveis —uma medida que vem a calhar em momentos de turbulência econômica.

Neste ano, depois de uma redução de preços na promoção chamada Clássicos do Dia, passou a oferecer também dois clássicos por R$ 14,90 —um deles é o Big Mac, que custa sozinho a partir de R$ 16,50.

Hábitos locais dos consumidores são outro ponto contemplado pela marca. Tanto que, ao lançar seu sanduíche vegetariano, o McVeggie, incluiu entre os ingredientes queijo de coalho empanado em um molho de pimenta-biquinho.

Maior dona da franquia independente no mundo, a Arcos Dourados tem unidades em 20 países. Até o fim do ano, pretende investir R$ 1,25 bilhão em modernização e abertura de 180 restaurantes —cerca de 60% desse investimento acontece na operação brasileira.

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