Arcos Dorados e Franqueados do McDonald’s promovem inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Reconhecida como uma das maiores geradoras de primeiro emprego no Brasil, a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, traz entre seus pilares de atuação ESG, a inclusão social e empregabilidade e reforça a importância da conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência. Por isso, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a companhia destaca seu compromisso com a diversidade e com um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para que todas as pessoas possam alcançar seu máximo potencial.

Dentre as suas principais políticas de inclusão está a contratação de pessoas com deficiência. A empresa não exige experiência anterior e investe, anualmente, R$ 40 milhões em treinamento e capacitação dos seus profissionais, sejam eles pessoas com deficiência ou não. Atualmente, a rede emprega cerca de 1.500 funcionários com diversos tipos de deficiências em seus restaurantes por todo o Brasil.

Cerca de 25% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência. Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais 2015, 403,2 mil pessoas com deficiência trabalham formalmente no país. Somente em Belo Horizonte e Região Metropolitana, cerca de 55 pessoas com algum tipo de deficiência - física, mental ou motora - atuam nas unidades da rede, sendo a maior parte delas nos restaurantes da capital mineira.

Nesta data tão importante, o McDonald’s faz questão de valorizar seus colaboradores com deficiência reconhecendo a importância da inclusão no seu negócio e a capacidade dessas pessoas para realizar com absoluta competência o seu trabalho. Vários desses funcionários, inclusive, estão há cerca de 20 anos no Méqui, foram promovidos e estão construindo uma carreira. Como é o caso do Paulo Eduardo Coutinho Oliveira, de 48 anos, que tem Síndrome de Down e trabalha há 18 anos no restaurante McDonald's do Diamond Mall, ou o Alexandre Figueiredo Oliveira, de 37 anos, que também tem Síndrome de Down e trabalha há 21 anos no restaurante McDonald's da Savassi.

 

Superação e Reconhecimento

Atualmente, com 39 anos e trabalhando há 10 anos no restaurante McDonald's do Bairro Belvedere, em Belo Horizonte, Daniela Cristina Pereira Nahass, carinhosamente chamada pelos colegas de McDani, tem deficiência mental leve. No restaurante, ela ajuda em praticamente todas as atividades. Os colegas de trabalho e o Gerente do Restaurante a elogiam e dizem que ela é extremamente responsável e impecável no cumprimento das suas tarefas e ainda colabora com as dos colegas.

A mãe da Daniela, Maria Luíza Nahass, que mora com a família em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidade muito próxima ao restaurante, conta que a oportunidade de emprego da filha surgiu a partir de uma indicação de uma assistente social. "A Prefeitura de Nova Lima tem um programa que se chama "Trabalhar é Legal"!, e foi através dele e de uma assistente social que a Daniela chegou ao McDonald's, aos 29 anos", explica. "Este emprego no McDonald's fez muito bem a ela. Hoje ela é totalmente independente e feliz, vai e volta do trabalho sozinha, vai a bancos, tem amigos, é adorada pelos colegas e concluiu o segundo grau”, finaliza.

Renata Lima Chagas, de 39 anos, trabalha no McDonald's da Av. Afonso Pena, no Bairro Mangabeiras, Zona Sul da capital mineira. Possui deficiência mental e motora moderadas, que lhe impõe algumas limitações na fala e no equilíbrio, mas não a impedem de desenvolver com entusiasmo funções como servir bebidas, atender o movimento do Drive-Thru e limpeza do salão. Filha de pais separados, Renata mora com o pai durante a semana, pela conveniência dele residir próximo ao restaurante, e com a mãe nos finais de semana. A mãe, Virgínia Alves Lima, que também a superprotegia conta que tem orgulho da filha e admite que seu ingresso no McDonald's acelerou seu desenvolvimento e sua socialização. "Ela concluiu o ensino médio, estudou artes e artesanato, lê muito, escreve muito bem, adora música sertaneja, tem perfis nas redes sociais, posta muito e já namorou um rapaz durante vários anos", conta vaidosa a sua mãe.

Em Contagem, por sua vez, os restaurantes McDonald's operados pelo Franqueado Edmundo Massoni, também dão oportunidade a várias pessoas com deficiência.

Samuel Viana Ribeiro, por exemplo, tem deficiência mental leve e trabalha no McDonald's do Shopping Via Brasil, no Bairro do Barreiro. Deula Izabel Vieira mora em Ibirité, na Região Metropolitana de BH, tem deficiência intelectual e mental e trabalha no McDonald's do Shopping Via Brasil. O mesmo acontece com Thiago Lucas Alves de Moura, que também tem deficiência intelectual e trabalha neste mesmo restaurante.

 

Rede está com vagas abertas

Atualmente, os restaurantes do McDonald’s estão com vagas abertas em todo o Brasil. A Arcos Dorados, que tem como um de seus pilares de atuação a inclusão, é pioneira na empregabilidade de pessoas com deficiência, com um programa de contratação que foi criado mesmo antes da Lei de Inclusão Social ser aprovada em 2004. Ao ingressar na companhia, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado e possuem treinamentos adaptados pensados para a sua segurança. Não existe tempo limite para a aprendizagem ou cobrança para que aprendam a atuar em todas as estações de trabalho. Durante a execução do programa de treinamento, são observadas em quais funções a pessoa tem mais habilidade e, portanto, em quais poderá melhor se desenvolver. Os interessados podem se inscrever através do link: https://jobs.kenoby.com/mcdonalds

 

Leia a matéria completa em: https://www.bheventos.com.br/noticia/09-20-2021-arcos-dorados-promove-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.