McDonald’s e as novas dinâmicas da alimentação

O hábito de comer fora de casa tomou uma dimensão bastante diferente desde o ano passado, por conta do Coronavírus. A alternância entre as medidas de restrição e a flexibilização fez com que consumidores adotassem diferentes hábitos de alimentação. Dentro desse contexto, o consumo via delivery e aplicativos cresceu, assim como o costume de preparar as refeições em casa. Agora, à medida em que as atividades econômicas vão sendo retomadas – ainda que sob medidas de segurança – as redes de restaurantes e de marcas de alimentação se preparam para convidar o público a retornar para as suas mesas.

Antes da pandemia, a Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s, detinha 80% do movimento da marca correspondendo aos clientes que compravam ou consumiam nos ambientes dos restaurantes da rede. “As novas formas de consumo já vinham aparecendo, e já vínhamos investindo bastante para atender aos novos hábitos dos consumidores. Quando a pandemia chegou, então, estávamos já preparados para atender a esses novos canais de consumo”, relata David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dorados na América Latina.

Atualmente, 40% do consumo da rede de fast-food acontece fora dos ambientes dos restaurantes. Com a reabertura das unidades para consumo local, o executivo observa que a retomada do consumo presencial vem acontecendo simultaneamente à manutenção dos hábitos digitais. “Embora seja difícil fazer previsões dos hábitos das pessoas por conta dessa conjuntura ainda difícil que vivemos, acredito que o modelo híbrido deverá prevalecer. O hábito de sair para comer está enraizado na cultura das pessoas”, aposta Grinberg.

A exigência de uma atuação multicanal, entretanto, já vinha fazendo com que o McDonald’s repensasse a dinâmica de atendimento ao público dentro de seus restaurantes, mesmo antes da pandemia. Tanto que a rede já vinha instalando totens de autoatendimento em suas unidades e soluções de entrega que combinam o presencial com o online. “As pessoas já podiam, por exemplo, fazer seu pedido pelo aplicativo quando estivessem a 200 metros dos restaurantes, para que quando chegassem ao local, seu pedido já estivesse pronto para ser retirado. A sociedade está mais dinâmica, e como atores desse processo, temos de acompanhar, ampliando as opções, a conveniência e a tecnologia para atender ao público de forma simples, e, sobretudo, com qualidade e segurança alimentar, pois é isso que continua fazendo a diferença”.

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