Os 3Ds do McDonald’s: Drive-Thru, Delivery e Digital

Maior franquia independente do McDonald's em todo o mundo, a Arcos Dorados, que opera os restaurantes da gigante na América Larina e no Caribe, investiu no que o CMO da rede no Brasil, João Branco, chama de "3Ds": Drive-Thru, Delivery e Digital.

"É um grande diferencial estratégico, que deve alcançar ainda mais essa fatia de mercado, que prefere menos contato e se adaptou às refeições fora de restaurantes. Os três segmentos se mostraram fundamentais para seguirmos operando com eficiência", fala. Em 2020, na América Latina, as vendas pelos segmentos McDelivery e Drive-Thru cresceram 150% e 40%, respectivamente.

Para atender a demanda, Branco conta que foram criados canais de contato, serviços e estratégias específicas para que os clientes percebessem as diversas opções de compra, além do balcão. Um deles foi o "Méqui Zap", com acesso a cupons de desconto exclusivos nos pedidos para viagem. "Também lançamos produtos para matar a saudade do nosso público, como a Méqui Box, a Casquinha em Casa e a venda dos molhos de Big Mac e Cheddar". A rede investiu ainda em campanhas para incentivar a compra pelas plataformas, como a Drive Thru Week e a McDelivery Week.

Outro lançamento de 2020 foi o "Méqui sem Fila", uma funcionalidade dentro do aplicativo do McDonald's que permite ao cliente fazer a compra e o pagamento pelo celular, retirando o pedido no balcão de forma rápida e prática. "Por meio de geolocalização, o consumidor ativa o preparo do produto ao se aproximar do restaurante escolhido, e o app libera a função começar a preparar. Ao ser acionada pelo usuário, o pedido será direcionado à cozinha do restaurante. Dessa forma, a iniciativa minimiza contato entre clientes e funcionários, incentiva o pagamento eletrônico e agiliza ainda mais o atendimento", explica Branco. Atualmente, a função está  disponível em cerca de 499 McDonald's em todo Brasil.

Segundo João Branco, não é possível prever em quanto tempo o McDonald's teria alcançado um resultado tão positivo de vendas sem a mudança rápida de hábitos de consumo. Mas a franquia acredita que o método de compra e consumo fora dos restaurantes é algo que veio para ficar. "Por isso, pretendemos continuar apostando em inovação e tecnologia para melhorar ainda mais os canais digitais e remotos" , frisa.

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