Restaurantes: entre o sufoco da descapitalização e o alívio do novo horário

A ampliação do horário de bares e restaurantes do Grande Recife e Zona da Mata –apoiados pelo Movimento Pró-Pernambuco (MPP) – anima os estabelecimentos nessas regiões.

Os empresários preveem que o faturamento vai crescer 15%, graças a um incremento de até 35% no fluxo de clientes, esperado com as duas horas a mais de funcionamento, autorizadas pelo Governo de Pernambuco no âmbito do Plano de Convivência com a Covid-19. Mas, ao mesmo tempo em que ganha algum fôlego, o setor enfrenta as graves consequências da pandemia, num cenário marcado por falências e descapitalização. Não há caixa para os tributos e, no Recife, 80% do segmento não quitaram a taxa semestral de inscrição municipal, que gira em torno de R$ 1.600 e venceu nesta segunda-feira (11/8).

O panorama é complexo. Enquanto aguardam com a flexibilização do horário reduzir em parte os prejuízos trazidos por quatro meses de portas fechadas devido ao isolamento social, os empresários lutam, em outra frente, para negociar com o Governo do Estado e prefeituras medidas que possam ajudá-los a sobreviver à crise.
No caso do Recife, o presidente da Abrasel-PE e integrante do MPP, André Araújo, enviou, dia 18 de março, um o cio à administração municipal, pedindo o diferimento temporário de impostos, tributos e taxas – incluindo o Cartão de Inscrição Municipal (CIM), IPTU e ISS – e a suspensão de execuções fiscais em andamento por 120 dias.

(...)

Fôlego

Já o novo horário representa fôlego num momento num momento desafiador.

O diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Seccional Pernambuco (Abrasel-PE) e Franqueado da McDonald’s em Pernambuco, Mário Jorge Carvalheira, espera um aumento na movimentação entre 25% e 35% nas unidades da rede em shopping e 10% a 15% nas lojas de rua.

“Teremos um incremento mais expressivo nas operações em centros de compras, onde as vendas dos estabelecimentos de alimentação estão fortemente concentradas no horário noturno, que chega a responder por 50% do faturamento”, destaca.

Leia a matéria completa em: https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2020/08/11/restaurantes-entre-o-sufoco-da-descapitalizacao-e-o-alivio-do-novo-horario/

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.