Dia da Mulher: o valor delas para um mundo do trabalho diverso e inclusivo

Nunca se falou tanto em equidade de gênero. Nas conversas em casa, nas empresas, redes sociais e, até mesmo, nos filmes e novelas, o assunto tem se tornado cada vez mais frequente. O fato é que a mulher conquistou seu espaço e o mundo vem reconhecendo a relevância disso, inclusive, no mercado de trabalho. Entretanto, ainda há caminhos importantes para percorrer.

Atualmente, o Brasil é o décimo país com mais empresas que têm mulheres em cargo de liderança, segundo o estudo International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, conduzido pela Grant Thornton. De acordo com a pesquisa, 93% das empresas brasileiras possuem pelo menos uma mulher como líder. Apesar de ter ficado acima da média global, nem todos os dados são positivos, já que a proporção de mulheres em cargos de liderança caiu quatro pontos percentuais – indo de 29% para 25%, em relação a 2018.

Ainda que o cenário seja difuso, grandes transformações já vêm acontecendo para aumentar a presença feminina no mercado de trabalho. No Brasil e em todo o mundo, grandes empresas têm se conscientizado sobre a contribuição que as mulheres podem oferecer aos negócios e à cultura das companhias. Aproveitamos a comemoração do Dia Internacional da Mulher para reforçar o valor que elas trazem para o mundo, especialmente o mundo do trabalho.

 

Diversidade que enriquece

A equidade de gênero é, hoje, um quesito discutido e valorizado nas organizações mais conscientes e sustentáveis. Ter mais mulheres em cargos de liderança, criar políticas que promovam mais inclusão e investir na carreira delas desde a base têm efeitos positivos para as empresas. A equação é simples: a diversidade permite o encontro de pontos de vista, referências e histórias distintas. Essa troca de opiniões e visões propicia um ambiente favorável para a criatividade e a inovação — consequentemente, a produtividade e a lucratividade.

 

Liderança feminina em ascensão

Ciente da necessidade de jogar luz sobre a valorização da mulher no mercado de trabalho e, mais do que isso, ser um agente de transformação, a Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, tem atuado para ampliar a discussão sobre o tema e promover ações que facilitem o desenvolvimento da carreira de suas funcionárias. Em 2018, a empresa criou o Comitê Corporativo de Diversidade, que tem, em uma das frentes, a questão de gênero. Nesta frente, uma das principais ações é a criação da Rede de Mulheres, um grupo de mais de 16 executivas que, atuando em diferentes países, dedica-se a discutir os avanços e as políticas internas para que mais mulheres possam chegar à liderança. Maioria nas equipes de restaurantes, hoje 53% dos cargos de chefia nas unidades pelo Brasil já são ocupados por mulheres.

 

Oportunidades para todos

O caminho para uma sociedade mais justa passa, sem dúvida, por um ambiente de trabalho mais inclusivo. As mulheres da Arcos Dorados já entenderam o poder transformador da liderança exercida com foco na busca de resultados com uma visão holística, da qual fazem parte mais inclusão, diversidade e desenvolvimento sustentável. Para dar mais destaque a todo esse trabalho, neste ano, a Arcos Dorados se uniu à iniciativa global do McDonald’s para o Dia Internacional das Mulheres #EachForEqual, que visa reconhecer e gerar visibilidade para mulheres da empresa que pautam sua atuação pela liderança transformadora, o desenvolvimento de talentos, a inclusão e a sustentabilidade. No Brasil, quatro mulheres vão receber esse reconhecimento em cerimônias de premiação que ocorrerão na segunda-feira, dia 9 de março. Conheça, abaixo, a história de duas delas.

 

Leia a matéria completa em: https://claudia.abril.com.br/carreira/dia-da-mulher-o-valor-delas-para-um-mundo-do-trabalho-diverso-e-inclusivo/

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.