Setor de franquias brasileiro cresceu 6,9% em 2019, diz associação

2019 foi um ano positivo para o setor de franquias brasileiro. No ano passado, o setor registrou um crescimento de 6,9% em faturamento e de 5,1% em número de unidades em operação. Os dados estão no balanço prévio da Associação Brasileira de Franchising, divulgado nesta quarta-feira 22.

A alta dos segmentos de Casa e Construção e Comunicação, Informática e Eletrônicos impulsionou o setor como um todo, de acordo com a associação. Também houve crescimento de 1,4% no número de marcas que decidiram adotar o modelo de franquias, no segundo ano consecutivo de alta.

Marcelo Maia, diretor executivo da ABF, acredita que a tendência é continuar a aumentar o número de redes que adotam o sistema de franchising. “Há novas verticais no setor, empresas que nasceram digitais e que veem necessidade de se estabelecer no mundo físico”, diz o executivo.

Por dia, foram abertas, em média, 25 novas unidades de franquias no Brasil. A ABF estima que a cada nova operação, nove empregos são gerados no país. Em 2019, o setor empregou cerca de 1,34 milhão de pessoas, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior.

(...)

O Boticário continua na liderança, com 3.806 unidades espalhadas pelo país. Em segundo lugar, o McDonald’s reassumiu a posição, com alta de 11% no número de unidades, chegando a 2.533 restaurantes em operação. A rede AM/PM, com um total de 2.377 unidades, ficou com o terceiro lugar. Cacau Show, com 2.322 lojas, e o Subway, com 1.864, ficaram com o quarto e quinto lugar na lista.

Leia a matéria completa em: https://exame.abril.com.br/pme/setor-de-franquias-brasileiro-cresceu-69-em-2019-diz-associacao/

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.