Big Mac e cebola do Outback: curiosidades por trás dessas e outras delícias

Big Mac, do McDonald’s

 

O lanche com "dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim" é o mais vendido da rede de lanchonetes. No Brasil, o Big Mac é o campeão de vendas, com mais de 2 milhões de sanduíches vendidos por semana. Ele entrou no cardápio do McDonald’s em 1968 - seu aniversário oficial é comemorado em 3 de agosto -  e foi criado por Michael “Jim” Delligatti – um franqueado da marca na Pensilvânia – com o intuito de impactar mais os adultos, principalmente por ter duas carnes. Antes de ser chamado de Big Mac, seu nome era Big Attraction. O sanduíche veio com o McDonald’s para o Brasil, em 1979, e nunca saiu do menu.

Uma das grandes curiosidades sobre o Big Mac refere-se ao seu "molho especial". Em 1972 e em 1991, ele sofreu alterações em sua fórmula, mas em 2004 conseguiram desenvolver um molho com seu sabor original, que permanece até hoje. A receita sempre foi um dos segredos mais bem guardados da marca, mas em 2012, uma campanha do Canadá revelou como ele é feito.

Em todos esses anos, o McDonald's criou variações do Big Mac, como em 2017 quando trouxe uma receita especial com bacon. Além disso, tiveram o Grand Big Mac (carne maior), Super Mac (com três hambúrgueres) e o Mega Mac, que trouxe 4 carnes no sanduíche. Teve também a versão em frango, o Grand Chicken Mac.

Ao redor do mundo, há diferenças entre os lanches. Na Índia, devido às crenças, o hambúrguer é feito de frango e se chama Chicken Maharaja Mac. Já no Japão a pronúncia do sanduiche Big Mac é Big Maku.

No McDia Feliz, que arrecada fundos em prol crianças e jovens de todo Brasil, toda contribuição acontece por causa do Big Mac. Em 31 anos de projeto, foram arrecadados cerca de R$ 324 milhões e destinados para causas de combate ao câncer de crianças e jovens, e programas educacionais no país. Esse ano, o McDia Feliz arrecadou o valor total de R$ 24.263 milhões.

 

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