Funcionário do McDonald’s ganha festa por história de 20 anos de trabalho

Victor Azevedo Andreucci, o primeiro funcionário com Síndrome de Down em Campinas, foi homenageado ontem no McDonald's de Barão Geraldo pelos 20 anos de carreira. O restaurante, do Franqueado José Alberto Vieira Saltini, foi o primeiro estabelecimento da cidade a aderir ao programa de inclusão de pessoas com Síndrome de Down, desenvolvido pela Fundação de Campinas, que desde então fez a inserção de outras 277 pessoas com esse tipo de deficiência.

O atendente do McDonald's foi contratado em 9 de agosto de 1999, quando tinha 21 anos. Para comemorar esse feito relevante, foi organizada uma festa, que serviu também para discutir a importância de pessoas especiais no mercado de trabalho.

Participaram do encontro a primeira-dama Sandra Ciocci, Luiz Antonio Rodrigues, coordenador Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, e representantes da Fundação Síndrome de Down, além de amigos e familiares do Victor, que ficou muito emocionado e feliz pelo reconhecimento de sua dedicação. Aline Ferreira, analista de ocupações do Serviço de Inclusão no Mercado de Trabalho da Fundação Síndrome de Down, explicou que Victor foi o primeiro a ser contratado por meio dos programas da entidade.

A Fundação desenvolve dois programas para inserção de pessoas especiais no mercado de trabalho. Aline explicou que um programa é realizado exclusivamente para pessoas do município de Campinas e é por meio de agendamentos na Fundação, vindos por indicação de médicos que atendem pacientes no SUS. “Nesse caso, a Fundação faz avaliação em entrevista e o fator fundamental para entrar no programa é ter a certeza de que a pessoa tem deficiência intelectual/ mental (SID F70) ou Síndrome de Down (SID Q90)’’, disse Aline. O outro programa é voltado às pessoas residentes nas 20 cidades da RMC por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) que garante aporte de 1% do Imposto de Renda (IR) das empresas que aderem.

 


SAIBA MAIS

A cada 700 pessoas nascidas, uma tem Síndrome de Down. Dados do IBGE de 2010 revelam que 23,9% da população brasileira eram deficientes e que 1,4% tinham deficiência intelectual/mental, onde a Síndrome de Down está classificada. A Síndrome de Down não é considerada como doença pois é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção. As pessoas com Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maioria.

 

 

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.