Arcos Dorados recebe Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador

Esta iniciativa tem como objetivo reconhecer de forma pública ações com o intuito de promover a equidade racial na capital baiana.

 A diversidade é uma pauta prioritária para a companhia. Entre 2020 e 2021, a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança na rede conquistadas por pessoas declaradas negras. Atualmente na empresa, considerando todo o quadro de funcionários, 61% dos que receberam alguma promoção no último ano se identificam como pretos e pardos. Em Salvador, 73% do quadro geral dos funcionários se declara pardo e preto. Já no quadro gerencial, são 85%.

 Os últimos meses foram marcados por grandes avanços da Arcos Dorados em promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, com a integração do pilar Diversidade & Inclusão à estratégia de atuação ESG da companhia, chamada Receita do Futuro, que engloba toda a atuação ambiental e social por meio de pilares específicos.

 Um reflexo desse movimento no Brasil foi a transformação da área de recursos humanos da empresa, que passou a ser, em julho deste ano, a Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão e ainda contou com a chegada do executivo Fábio Sant’Anna, tendo como principal desafio liderar a reestruturação da área e promover o trabalho em prol da equidade racial.

 Em Salvador, entre as ações realizadas estão a distribuição da Cartilha de Equidade Racial aos quase 170 funcionários da capital; webinar com treinamento sobre Diversidade e Respeito para gestores, com o objetivo de prepará-los ainda mais para lidar com a diversidade e assegurar um lugar respeitoso e com oportunidades para todos; jogo virtual que aborda Normas de Conduta Ética, além da Certificação Anual para gestores de Normas de Conduta, ou seja, um treinamento realizado por Supervisores e Gerentes, com objetivo de oferecer certificações a quem praticar a Política de Ambiente de Trabalho Seguro e Respeitoso; além de fortalecer o compromisso da companhia de tolerância zero para condutas discriminatórias, racistas, homofóbicas e de qualquer outra natureza preconceituosa.

 Além das ações de treinamento, este ano a Arcos Dorados também se uniu a outras empresas e multinacionais para assinar no MOVER (Movimento Pela Equidade Racial), que visa atuar na empregabilidade, conscientização e promoção da diversidade racial. A iniciativa é inédita e as empresas assumem o compromisso público em ser agentes de transformação com foco em evoluir de forma coletiva em uma jornada antirracista.

 

Selo da Diversidade Étnico-Racial

Representante da Arcos Dorados na entrega do selo, o Gerente de Operações, Filipe Dias celebra a certificação. “Este selo é uma grande conquista para nós. Seguimos as normas de conduta da companhia e trabalhamos constantemente na região para alavancar a pauta racial. Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Salvador por ter um selo tão relevante e que reforça a importância da equidade racial nas empresas e fora delas também”, comenta.

 A iniciativa da Prefeitura de Salvador destina às instituições certificadas o compromisso de realizar um censo étnico-racial e criar ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. As propostas são analisadas por um Comitê Gestor, que é composto por organizações representativas da sociedade civil organizada e do segmento governamental. Após a avaliação, a prefeitura analisa quais empresas continuarão com a certificação. Essa concessão é renovada anualmente.

“O Selo da Diversidade Étnico-Racial tem se constituído um dos programas mais importantes da Prefeitura Municipal de Salvador no seu processo de reparação social. O selo não é um prêmio, é uma parceria de compromisso moral entre as empresas e a prefeitura. Assim que se combate o racismo, com ações efetivas de verdade”, disse Ivete Sacramento, secretária Municipal de Reparação (Semur), durante seu discurso.

 

Leia a matéria completa em: http://www.tairineceuta.com.br/noticias/arcos-dorados-recebe-selo-da-diversidade-etnico-racial-em-salvador/

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.