McDonald’s já destinou mais de 345 toneladas de materiais para reciclagem no Brasil em 2020

Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo, anuncia os resultados de suas iniciativas, incluindo a redução do consumo de cerca de 150 toneladas de plástico descartável em toda América Latina em 2020. No Brasil, a companhia já atingiu a marca de 345 toneladas de materiais destinados à reciclagem, apenas este ano.

“Estamos orgulhosos em fazer esse anúncio em meio a um contexto tão complexo, que nos levou a fazer diversas adaptações. Ainda há muito a fazer, por isso continuamos trabalhando continuamente para encontrar novas alternativas que nos permitam inovar nos materiais que usamos e aprofundar nosso compromisso com o meio ambiente. Acreditamos que é essencial usar nossa escala e visibilidade para promover mudanças positivas para a sociedade”, afirma Leonardo Lima, diretor corporativo de desenvolvimento sustentável da Arcos Dorados.

Redução do uso de plástico de um só uso

O plano de eliminação de plásticos descartáveis que a Arcos Dorados implementou em 2018 já resultou na redução do consumo de mais de 1.300 toneladas desse material na América Latina. Desde então, em todos os mercados em que atua, a empresa parou de fornecer sorvetes em embalagens plásticas e, em 2019, deixou de usar tampas para bebidas nos restaurantes, além de suspender a entrega proativa de canudos. Com isso, em apenas um ano, cerca de 200 toneladas de plástico descartável deixaram de ser consumidas.

Além disso, está trocando progressivamente os materiais de embalagem de vários de seus produtos. Este ano, as embalagens plásticas das saladas foram substituídas por similares produzidas em papel cartonado 100% biodegradável, que contam com certificação de origem sustentável, assim como outras já utilizadas na rede, como as embalagens de sanduíches, McFritas e as caixinhas do McLanche Feliz.

Reciclagem e economia circular

Para diminuir seu impacto ambiental, a companhia conduz diversos projetos que contribuem para o destino consciente de resíduos. Um de seus principais parceiros é a cooperativa Cooperyara, localizada em Barueri (SP), que já recebeu mais de 100 toneladas de materiais para separação. Na cidade paulista, a Arcos Dorados desenvolve um projeto piloto de economia circular, pelo qual esses materiais são transformados em novos objetos para utilização nos próprios restaurantes da rede.

A filosofia se desdobra em outras ações da empresa, como a iniciativa Produtos com História, em parceria com a empresa Flex, que consiste no envio de itens de informática danificados ou obsoletos da empresa para serem remanufaturados. Além disso, o óleo usado nas fritadeiras dos restaurantes McDonald’s são direcionamos prioritariamente para a produção de biodiesel.

 

Leia a matéria completa em: https://curitibanewsprime.com.br/mcdonalds-ja-destinou-mais-de-345-toneladas-de-materiais-para-reciclagem-no-brasil-em-2020/

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.