Além do Marketing

O McDonald's já se encontra em terras brasileiras há 40 anos, desde que abriu sua primeira filial no Rio de Janeiro, em 1979. De lá para cá, os lanches da rede caíram no gosto do público, chegando até a virar um sentimento. Já ouviu alguém dizendo que está com "fome de Mc"?. Aquela vontade bem específica de passar em alguma das filiais da empresa e comer o combo favorito.

Mas não é porque a marca é velha conhecida e conta com seus brand lovers que o trabalho de branding não é feito com dedicação. "Nossas ações precisam fazer com que o cliente vivencie uma experiência única com o McDonald's. É um propósito que nos move há 40 anos por aqui e temos que sempre nos adaptar para continuar oferecendo essa experiência e refeições de qualidade aos perfis diversos de consumidores que passam por nossos restaurantes. A forma como as pessoas se relacionam com as marcas mudou em 40 anos e continuará mudando. Estamos atentos a isso e nos reinventando para manter o diálogo com nossos antigos e novos clientes," afirma João Branco, Chief Marketing Officer da empresa no Brasil.

Para manter esse canal de diálogo aberto e rendendo frutos, João pontua que o McDonald's realiza cerca de um milhão de pesquisas anualmente em todo o mundo para saber as expectativas dos clientes e potenciais novos clientes. "O cliente é o termômetro da marca. Se a impressão dele quanto à experiência com a marca for negativa, com frequência, pode trazer consequências até para as marcas mais valiosas do mundo. Então minha recomendação é investir em pesquisa, como fazemos no McDonald's. Ouvir o consumidor e suas impressões sobre o que precisa mudar é fundamental. Só assim você consegue evoluir e construir uma marca forte seja em lucro ou em reputação."

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